Nossa História

Nossa História

Desde muito tempo a aviação faz parte da família…

A ERRES Indústria Aeronáutica nasceu do sonho de pai e filho, Roberto Hausen e Roberto Begnis Hausen, no intuito de manter acesa a chama da aviação na família e continuar a obra iniciada por João Carlos Hausen em 1935 quando construiu um planador Zögling e em 1938 fundou,  juntamente com alguns colegas, o Santa Maria Aero Sport, hoje Aeroclube de Santa Maria.

Planador Zögling construído por João Carlos Hausen no ano de 1935

Planador Zögling construído por João Carlos Hausen no ano de 1935

Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Hausen era um entusiasta da aviação, exímio construtor e artesão.

As plantas do planador Zögling, vindas diretamente da Alemanha, originaram três exemplares, denominados SM-01, 02 e 03 que no início eram rebocados por cavalo, após por motocicleta e caminhãozinho, para só alguns anos depois conseguirem junto à VARIG um cabo elástico especial para reboque.

Com essas aeronaves Hausen voava e treinava os pilotos.

Mais tarde, Hausen mudou-se para o Rio de Janeiro onde iniciou sua carreia como piloto, primeiramente trabalhando na Navegação Aérea Brasileira (NAB). Em seguida foi voar como piloto da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em morou por 10 anos no Parque Nacional do Xingu, transportando entre as tribos os médicos, enfermeiros, pesquisadores e fazendo remoção de índios que precisavam socorro médico, prestando relevantes serviços ao Brasil.

Após sua aposentadoria, por volta de 1965, continuou voando na Reserva Nacional do Xingu por mais alguns anos.

Hausen faleceu com 97 anos de idade, nos deixando saudade e um grande legado.

Homenagem

Em 2008, no aniversário de 70 anos do Aeroclube de Santa Maria, Carlos Henrique Sonne Hausen (esquerda), filho de João Carlos Hausen, recebeu uma homenagem do ASM, entregue pelo Sr. Roberto Hausen, seu primo, Diretor Social do Aeroclube e sócio fundador da Erres Ind. Aeronáutica.

É nesse espírito empreendedor, visão de futuro e exemplo de ser humano de Hausen que a Erres Indústria Aeronáutica acredita e tem como base para suas atividades.

A Carteira nº 001 do Santa Maria Aero Club

A Carteira nº 001 do Santa Maria Aero Club


Planador em vôo.

Planador em vôo.


Planador em vôo.

Planador em vôo.


Uma de suas peripécias

Uma de suas peripécias foi atravessar o centro da cidade de Santa Maria num Waco, para colocá-lo em exposição na Praça Saldanha Marinho (matéria publicada no jornal local por ocasião do aniversário de 70 anos do ASM, em 2008)

Back to Top